segunda-feira, 12 de março de 2012

ENTREVISTA: Agnaldo Corrêa (baixista - Raise Your Head)


1) E ai, Agnaldo. Tudo na boa? Pra começar essa entrevista, se apresente pra galera que (ainda) não conhece a RYH.

Bom. Sou o Agnaldo, toco na Raise Your Head desde 23 de Dezembro de 2007 que foi quando a banda foi formada com o Verme na batera, o Apolinario na Guitarra, o Marquinhos na voz e eu no baixo.

2) Muito bem. Conte-nos como surgiu a Raise Your Head. Para quem ainda não sabe (eu não sabia rsrs), antes a RYH se chamava Caixa Di Prego. Como surgiu a banda? Por que ela mudou de nome, e quais os integrantes da antiga formação e atual?

A caixa de prego tinha um repertorio diferente e pregava coisas diferentes. Tipo, ela não era tão agressiva. A agressividade veio com a entrada do Marquinhos que deu a idéia de fazermos um som mais “pegado” com base em influencias como Mukeka di rato, ratos de porão e outras do gênero.
Isso fez o som virar 90° por que antes nos tocávamos (Apolinario, Verme e eu) Rancid cólera e outras coisas mais calmas e por causa destas mudanças o nome “caixa de prego” não se encaixou mais.

3) Vocês já lançaram 2 CD's independentes, "Curtindo Curtas Cancões" e "Desconforto". Fale-nos um pouco sobre cada um deles.

O Curtindo curtas canções nos rendeu muitas conquistas como o programa radar e o morrostock e também emplacou as musicas Nunca sozinho e Curtindo curtas canções.
O segundo foi bem recebido com a musica Beco da escuridão, porem, pegou uma época em que todos estávamos mudando de rotina, começando faculdade e técnico e tal. O ano de 2010 foi praticamente um ano de férias para a RYH fizemos poucos shows e poucos ensaios.

4) De que tratam as letras da RYH?

Como o nome da banda é Raise Your Head que quer dizer “levante sua cabeça” e é sobre isso que a banda fala.

5) Ha alguma previsão para o próximo material?

Não há previsão de lançamento de um novo

6) Quantos shows a RYH costuma fazer, em media, por ano? E quais você lembra que mais te marcaram?

Quantos a gente faz por ano eu nunca parei pra contar e os shows que mais me marcaram foram os com o mukeka e a primeira vez que eu ouvi a galera cantando junto com o Marquinhos. É uma sensação indescritível.

7) Ainda ha alguma dificuldade para bandas undergrounds como RYH acharem o seu espaço, principalmente na região da Grande Porto Alegre? Quais dicas você da para as bandas que estão começando agora?

Há a dificuldade no começo, para entrar no circuito, mas a grande dica é: Vá a shows, converse com as bandas, organize eventos, nunca (se possível), toque e vá embora. Apóie as outras bandas. A sua não é melhor que a deles e a deles não é melhor que a sua. Dentro do anderground estamos sempre em busca de apoio e espaço.

8) Recentemente, vocês perderam o guitarrista Matheus Apolinario, que decidiu dedicar-se apenas a sua outra banda, Imorale (ex-Nunca Mais). Voces já encontraram um novo guitarrista? Se sim, quem é ele?

Estamos testando um novo guitarrista mais ainda não podemos divulgar

9) Quais suas bandas favoritas e quais suas influencias no contra-baixo?

Eu sou na RYH o que gosta do som mais agressivo. Gosto de Slipknot, Pantera, As I lay dying, e curto umas coisas mais calmas de vez em quando tipo Eterna e The Flanders.
Minhas principais influencias no baixo são o Matt Freeman do Rancid, o Flea do Red Hot, alem do Geezer Butler do Black Sabbath.

10) Soube que você esta criando um projeto pararelo. Pode nos contar mais sobre isso?

É a FraTello Sole, banda de HC cristão vinculado a renovação carismática católica. Que esta dando seus primeiros passos para provar que o rock e a igreja podem coexistir sem guerra. Apenas respeitando um o espaço do outro. Tipo, não quer ser cristão, não seja mas me respeite assim como eu como carne e não fico pregando o antivegan por ai

11) Você é um cara que lê bastante e tem uma visão cultural bem interessante. Do seu ponto de vista, o que falta para as bandas independentes hoje?

Cara. Sendo bem sincero. Falta receberem o respeito que merecem. As bandas que conheço e com as quais convivo são ótimas e bem concisas no conteúdo de suas letras e arranjos, só que vivemos em uma cidade onde só existe respeito a quem toca musica comercial, enquanto vemos as prefeituras vizinhas apoiarem o Grito do Rock e a BIL, Sapucaia só apóia o Mi Maior de Gavetão e a Guianuba da Canção Nativa e isso me entristece muito

12) Muito obrigado pela sua participação, Agnaldo. Estreando aqui a seção de entrevistas do blog Sapuka Underground. O espaço é seu! Grande abraço.

Eu que agradeço, e torço pra que você continue este trabalho por que cada novo espaço que uma banda underground recebe é comemorado e cada espaço perdido é triste.
E a todos que curtem a RYH um abraço de coração e nos vemos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário